domingo, 21 de novembro de 2010

Gabarito Questão do Final de Semana

Resposta Correta: Stephen.

Grupo 2 (não respondeu) = -500 pontos
Grupo 3 (Stephen) = 500 pontos
Grupo 6 (Gray) = -500 pontos*




* Foi pedido o nome e o grupo respondeu apenas o sobrenome, mas em todo caso falarei com o professor para ver como proceder.

sábado, 20 de novembro de 2010

Resposta da Questão do Grupo 6

A questão esta um pouco confusa, pois o professor havia dito que seria apenas uma pergunta que seria respondida com apenas uma palavra, diferente do que foi postado pelo grupo 6.
No entanto, a resposta da questão seria: Salão de Turbinas da Usina Foz do Areia (Gov. Bento Munhoz da Rocha). A Usina está localizada no Rio Iguaçu, a 240 km a sudoeste de Curitiba na divisa dos municípios de Pinhão e Bituruna. A 5 km da jusante da foz do Rio Areia.Para a implantação da barragem, as águas do rio foram desviadas em uma única fase, utilizando dois túneis localizados na margem direita, com diâmetro de 12 m cada e capacidade de vazão conjunta de 3.800 m3/s. A barragem é de enrocamento compactado com face de concreto como elemento impermeabilizante para formação do reservatório, foi a primeira a ser construída no Brasil, e a sua época a maior do mundo no gênero

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Questão do Final de Semana - Eletricidade

Questão do dia 20/11/2010.




Qual o nome do homem da foto a cima?
Valor da questão: 500 pontos
Grupos escolhidos para responder: 2,3 e 6
 Dica: Vidro.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Questões do Relatório - Telefone de Latinha


5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)

1°- O primeiro projeto foi feito com dois copos plásticos e barbante.
2°- Foi feito com duas latas de achocolatado e também com barbante.
3°- Foi feito utilizando os copos plásticos e o fio de nylon, mas vimos que o resultado não foi tão satisfatório, e então decidimos usar o barbante.
4°- Como o barbante era a melhor opção resolvemos colocar de um lato uma lata de achocolatado e do outro um copo plástico e testamos, para ver qual era o lado para se melhor escutar e vimos que era o lado do copo plástico e então esse foi definido o projeto definitivo.

6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).




Percebemos que não estávamos escutando direito com o barbante e vimos que o problema estava no modo como deixávamos o barbante enquanto passávamos as palavras.
Para solucionar o problema ficamos atentos para deixar o barbante o mais esticado possível enquanto passávamos as palavras.
Percebemos que com os dois copos a comunicação não ficava muito nítida.


Testamos colocando a lata de um lado e um copo do outro.


No teste nós tínhamos feito um nó muito pequeno no barbante e quando fomos esticar o barbante o nó escapou pelo buraco feito na lata.


Para solucionar foi feito um nó maior.

11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;


Para construir o telefone de latinha utilizamos como base os conceitos de acústica. Acústica é um conceito físico que estuda os sons, mas precisamente fenômenos ondulatórios, e este som é resultado de um movimento vibratório transmitido através de meios materiais ( matéria is sólidos, líquidos ou gasosos). O som não se propaga no vácuo, como acontece com a luz, portanto para que este som se propagasse utilizamos uma lata de achocolatado e um copo plástico e para ligar estes dois materiais foi utilizado o barbante, interligando a pessoa que ouve e a que fala.
Para que uma pessoa escute o som emitido, as ondas sonoras são propagadas por uma freqüência entre 20 Hz e 20000 Hz, em média. Durante os testes nós pudemos distinguir a voz de um menino e de uma menina e esta diferença esta devido ao timbre que é uma característica sonora que distingue sons de mesma freqüência e mesma intensidade.
A voz feminina, por exemplo, tem uma freqüência de 200 Hz e 400Hz em média, apresentando uma altura maior que a da voz de um homem.
Durante a competição também, o professor pediu para que os alunos falassem mais baixo. Em uma linguagem técnica dizemos que o som baixo é grave e o som alto é agudo.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

domingo, 3 de outubro de 2010

Urna Eletrônica

A urna eletrônica brasileira é um microcomputador para coleta e apuração de votos da primeira geração, do tipo DRE (de Direct Recording Electronic voting machine), caracterizada pela gravação eletrônica direta sem impressão do voto para conferência do eleitor.


Em 1996 e em 1997, o TSE - Tribunal Superior Eleitoral - lançou, respectivamente, o primeiro e o segundo edital com especificações para o desenvolvimento e produção de urnas eletrônicas, visando a informatização das eleições em capitais e cidades brasileiras. A Procomp Indústria Eletro-eletrônica - atual Diebold, líder em automação bancária no Brasil, contratou a Fundação CERTI como parceira tecnológica do projeto para concorrer ao edital de 1996 e 1997. A CERTI, ampliando seu processo de desenvolvimento rápido de produtos, executou o projeto mecânico da urna eletrônica, além de contribuir no desenvolvimento do hardware (HD) eletrônico, do software (SW) de apoio e nos testes do produto (HW, SW e embalagem). A solução da urna Diebold apresentou as características de pouco mais de 8kg de peso, teclado numérico, pequeno monitor de cristal líquido e autonomia de 12 horas de funcionamento sem energia externa. Em 2000, as urnas receberam ainda um dispositivo de áudio através do qual, usando fones de ouvido, deficientes visuais passaram a ter condições de ouvir a confirmação dos números digitados no teclado, que também contava com identificação em braile. 

O projeto da Diebold em parceria com a CERTI ficou em segundo lugar em 1996 e venceu o edital de 1997. A partir de então, a Diebold passou a fabricar 90 mil urnas novas para as eleições de 1998 e a atualizar as 78 mil urnas já existentes. A Diebold também venceu a licitação para produção e fornecimento de 190 mil urnas eletrônicas para as eleições de 2000, contanto com a CERTI para estruturação, operacionalização e acompanhamento do processo de garantia da qualidade. As urnas foram desenvolvidas para serem usadas em todo o Brasil, estando preparadas para enfrentar o frio do sul, o calor e a umidade do Amazonas e os sacolejos do transporte para as localidades mais remotas do país. A urna eletrônica brasileira modelo UE2000 foi a protagonista da maior eleição digital realizada no mundo. 

Com base na PDE (Política de Desenvolvimento Estanque) e no princípio da segurança por obscurantismo, o TSE determina que apenas o código fonte do aplicativo de votação fique disponível para auditoria, pois o conhecimento de informações sobre as outras camadas poderia comprometer a segurança da urna. Além disso, a adoção da PDE inviabilizaria a ocorrência de fraudes nessas outras camadas. A não divulgação dos códigos fontes do sistema também se justificaria, na visão do TSE, pelo fato de que sistema operacional e bibliotecas de criptografia estariam protegidos por leis de direito autoral, uma vez que não são de propriedade intelectual do Tribunal. 

Referências:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletr%C3%B4nica_brasileira
http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/urna_sd1_02.htm 
http://www.certi.org.br/projetos-inovadores/urna-eletronica-brasileira-procomp.html


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Telefone de Latinha (27/09/2010)

Nesta segunda-feira, 27/09/2010, foi realizado o último teste do telefone de latinha.
Levando em consideração o primeiro teste, das palavras, o desempenho
do grupo foi melhor no segundo teste, o das frases.
Já estamos pesquisando algumas formas de
melhorar ainda mais o nosso telefone, para que na fase
final o resultado seja ainda melhor.

1° Teste: 20 Palavras      2° Teste: 60 Palavras

sábado, 25 de setembro de 2010

Cientista brasileiro descobre como coletar energia do ar

Alimentar casas e fábricas com eletricidade coletada diretamente do ar pode ser possível: cientistas brasileiros resolveram um enigma científico que durava séculos sobre como a umidade na atmosfera torna-se eletricamente carregada, abrindo caminho para seu aproveitamento. Imagine dispositivos capazes de capturar a eletricidade do ar e usá-la para abastecer residências ou recarregar veículos elétricos, por exemplo. Da mesma forma que painéis solares transformam a luz do Sol em energia, esses painéis futurísticos poderão coletar a eletricidade do ar - a mesma eletricidade que forma os relâmpagos - e direcioná-la de forma controlada para alimentar qualquer equipamento elétrico, nas casas e nas indústrias. Se isso parece revolucionário demais, mais entusiasmante ainda é saber que a descoberta que poderá tornar esses sonhos uma realidade foi feita por um cientista brasileiro. O professor Fernando Galembeck, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apresentou suas descobertas históricas hoje (25) durante a reunião da American Chemical Society (ACS), em Boston, nos Estados Unidos.

"Nossa pesquisa pode abrir o caminho para transformar a eletricidade da atmosfera em uma fonte de energia alternativa para o futuro," disse Galembeck. "Assim como a energia solar está liberando algumas residências de pagar contas de energia elétrica, esta nova e promissora fonte de energia poderá ter um efeito semelhante."

Referência: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=coletar-energia-ar-umidade-higroeletricidade&id=020115100825

Comentário do Grupo: Futuramente essa tecnologia será muito importante, é uma forma limpa interessante de capturar a energia, sem contar que é muito abundante, pois um relâmpago é formado por uma alta descarga de energia, dessa forma muitas casas teriam energia por um baixo custo.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Competição do Telefone de Latinha (Palavras)

Nosso grupo não teve um bom desempenho no teste do telefone de latinha, pois houve uma pequena falta de comunicação com os alunos que anotavam o que era dito pelo telefone, pretendemos melhorar o telefone e combinar melhor as duplas, para a segunda feira.

domingo, 5 de setembro de 2010

Erwin Schrödinger






Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger, nasceu no ano de 1887 e morreu em 1961, foi um físico teórico austríaco famoso por suas contribuições à Mecânica Quântica, especialmente a Equação de Schrödinger, pela qual recebeu o Nobel de Física em 1933. Propôs o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger.